sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Playing For Change: a música como uma linguagem universal



Você já ouviu falar de Playing For Change?
“Playing for Change, connecting the world through the music” (Tocando para mudança, conectando o mundo através da música) é um projeto musical inovador e com um objetivo simples: unir as pessoas através da música.
A proposta trás um resultado fantástico, onde pessoas de diversas partes do mundo, com os mais diversos instrumentos constroem um som magnífico e encantador, mostrando o que está mais que provado: a música derruba fronteiras e supera distâncias, quer sejam de ideias, credos, ou mesmo geográficas.
Bem, e de onde veio a ideia do projeto? Do modo mais simples possível, quando o produtor musical e engenheiro de som Mark Johnson dava uma volta perto da praia de Santa Mônico e ouviu um músico de rua de Los Angeles, Roger Ridley, tocando o sucesso  Stand by me,  famosa nas vozes de nomes como John Lennon e Jimi Hendrix, mas é do relativamente desconhecido Ben E. King.A performace tocou Mark, que resolveu levar isso para o mundo inteiro.
Mark e o amigo Enzo Buono registraram a performance de Roger Ridley e viajaram pelo mundo, fazendo contato com outros músicos de rua e personalidades locais de países como Holanda, África do Sul, Congo, Rússia, Venezuela, Itália e Brasil. Sem nunca terem se encontrado antes, mas ouvindo a gravação original, cada um dos artistas deu um toque pessoal para Stand by me. (fonte)
Isso tudo resultou no documentário Playing For Change, reunindo músicos de rua de diversas partes do mundo, e até Bono Vox, vocalista do U2 em uma das canções.
O documentário visava inspirar a paz mundial através da música, alcançando as pessoas, e funcionou: Um vídeo no You tube, que mostra o resultado final da música, teve mais de 30 milhões de acessos e acabou sendo o principal cartão de visitas do Playing For Change pelo mundo. 
Tudo tomou tal proporção que hoje já existe uma fundação, que ensina música para crianças carentes da África do Sul, Nepal, Gana, Mali e Ruanda. Depois, um CD e DVD foram gravados, com mais de 100 artistas diferentes interpretando músicas como Dont’ worry, One love e, claro, Stand by me. E era só o inicio...
E finalmente o grupo musical que resultou de tudo isso!
E o segundo DVD do grupo trouxe até filmagens no Brasil.  
Gente, o projeto é simplesmente sensacional, e como eu disse, encantador.
Eis o site do projeto playing for change para quem quiser saber mais, as novidades.
Bem gente, e por ultimo, um grupo musical acabou se formando a partir do documentário!  
Amei o projeto, as canções e a ideia que ele inspira.  

 E eis os vídeos, para quem quiser conferir:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...