sábado, 13 de novembro de 2010

A última música

Recentemente assisti a um filme que me fez rever alguns conceitos sobre dramas. Por muitos anos, tinha uma meta secreta para encontrar um filme que mais do quê me comovesse, me fizesse realmente chorar. Não ajudava muito o fato de eu me entregar mais a filmes de mistério e aventura, pois encontrava meu suplemento de dramas em livros, em especial biografas e histórias baseadas em fatos reais. Já havia até mesmo chorado ao ler livros (parece uma cena engraçada, mas não é), e até certa vez quando ouvi uma música, mas nunca ao assistir um filme, novela ou algo do feitio. Certo que ainda acho A.I um dos filmes mais “penosos” que já vi, mas nem mesmo lacrimejei. Nessa minha busca vi alguns romances em que muitas pessoas que eu conhecia haviam realmente chorado, como um amor para recordar e antes que termine o dia. E nada. Só consegui mesmo foi rir da pessoa ao lado que estava chorando. Assisti Titanic onze vezes mais ou menos, é comovente e um dos meus filmes favoritos, juntamente com sempre amigos (esse é o máximo!), K-pax, toda a saga de Star wars, cruzadas, gaugameth, August Rush- o som do coração e a vida é bela. Mas enfim, estou fugindo do assunto, o fato é que não consegui chorar com nenhum dos mencionados , meus olhos marejaram , admito, assistindo sempre ao seu lado (aquele cachorrinho...), e a procura da felicidade, mas chorar mesmo, nada. Estava mesmo começando a pensar se realmente havia certa insensibilidade de minha parte.
Mas íeis que surge este filme de que irei falar. Ele não é muito conhecido, e muitos até diriam que a história é meio pobre, ou clichê. Mas não é.O nome é a ultima música, e a personagem principal é Ronnie Miller, interpretada por Miley Cyrus. Nunca assisti muito os trabalhos dela, por isso não posso comparar, mas posso dizer que ela me convenceu bem neste aqui. A principio pensei que fosse apenas mais um romance juvenil, mas me surpreendi no decorrer da história, e na reviravolta que esta deu em seu clímax.
E ao pesquisa-lo acabei descobrindo que a história se baseia em um romance do autor best-seller Nicholas Sparks (Um Amor para Recordar, Diário de uma Paixão), e claro que li o livro. Particularmente gosto de filmes adaptados de livros, por que os lendo posso ver o quanto mudaram a história (as vezes mudam tanto que é decepcionante), mas desta vez segui uma linha diferente, já que assisti o filme e só depois li o livro referido.
Bem, a história fala de Ronnie, uma pianista outrora brilhante que se torna uma adolescente-punk. Ela muda radicalmente após a separação dos pais e se torna amarga e pouco tratável. Ronnie despreza totalmente seu pai, o músico Steve Miller (Greg Kinnear), por isso quando ela e seu irmão mais novo. Jonah (Bobby Coleman) são obrigados pela mãe a passar as férias com ele em sua casa de praia Ronnie encara de maneira péssima o fato. Inicialmente ela é mesmo insuportável.
Então ela conhece Will Brekelee (Liam Hemsworth), um rapaz que a perturba em todas as ocasiões. No inicio Ronnie o evita de todas as maneiras (algumas das cenas realmente me fizeram rir), mas aos poucos ele a conquista. Ao mesmo tempo, pai e filha se reaproximam aos poucos, e surge o perdão. Tudo certo? Claro que não. Vem a surpresa quando Descobre-se que Steve tem câncer terminal, e pouco tempo de vida, e por isso ele havia requisitado a presença dos filhos.  O drama começa aí. E durante as cenas que se seguiram eu digo que em minha opinião, Steve e Jonah roubaram a cena. O filho mais novo simplesmente idolatrava o pai, e o pequeno passa por um sofrimento ao descobrir que vai perdê-lo (Gostei ainda mais de Jonah no livro, principalmente suas tiradas espirituais e o amor entre os irmãos.). Ele retorna para casa depois das férias, mas Ronnie decidi ficar e cuidar de Steve, passar os últimos dias com ele. Eles se redescobrem durante os meses, e Ronnie acaba reencontrando  o amor pelo piano ao terminar uma canção que o pai deixara incompleta, uma música  que era para ela. Ela termina a canção para ele, e enquanto ela a toca, ela a ouve fascinado, pois ela havia deixado de tocar a anos. E ao som da ultima música ele perece (uma das cenas mais tristes em minha opinião).
Ronnie e Will, que haviam se separado devido há mentiras e intolerâncias ficam juntos no final, e ela decide ir para a faculdade de música a qual havia sido aceita e se recusava. Durante a missa de despedida, Ronnie toca a ultima canção “Para Ronnie” e emociona a todos. O filme termina de maneira bem interessante também, acho que quem assisti não vai se decepcionar apesar da morte de Steve.E também aprovei a trilha sonora, em especial  When I Look At You e I Hope You Find It interpretadas por Miley Cyrus e  No Matter What
Admito que tive certo preconceito inicial com o longa, por conta de parecer tão igual há muitos, mas no fim me surpreendi. E sabem do quê mais? Não tenho vergonha de admitir que eu, a durona que nunca chorou em filme nenhum derramou algumas lágrimas com este mencionado. Imaginem minha surpresa ao notar que estava realmente chorando ao ver um filme, na verdade quase caio mesmo da cadeira!
E ainda por cima apesar que já ter assistido o filme quando li o livro não ficou algo chato ou previsível, e posso afirmar que curti ainda mais  a história do quê o longa
Enfim, amo música, gosto de filmes, e a ainda mais de livros acho que este foi uma boa combinação de ambos, assim como August Rush- o som do coração. Recomendo, mas não sei se muitos vão se emocionar como eu, percebo agora que isso vem da maneira como você acaba ligando a ficção com alguma vivência sua, ou que viu de perto. Ou mesmo o momento na verdade, mas uma coisa tenho que dizer: valeu muito à pena ter conhecido este filme. E ainda por cima descobri um novo autor para a minha estante. Nada melhor do quê um drama e romance as vezes.
A ultima música fala sobre segredos, perdão, amizades, família, amores e principalmente sobre dar uma segunda chance para os que amamos, se reencontrar através da música.
E uma curiosidade, é que  THE LAST SONG (titulo original) é o 15º livro publicado pelo escritor, e muitos deles foram adaptados para o cinema, porém A ÚLTIMA MÚSICA é o primeiro a chegar aos cinemas no primeiro ano de publicação.
Eu recomendo o livro e o filme para os que querem um história comomovente, engraçada e cheia de surpresas, mostrando a face da alma humana que muitos esqueceram: a capacidade do perdão e redenção


Observações sobre o filme
Elenco do filme: Miley Cyrus, Greg Kinnear, Bobby Coleman, Liam Hemsworth, Hallock Beals, Kelly Preston, Stephanie Leigh Schlund, Nick Searcy, Kate Vernon, Melissa Ordway, Adam Barnett.
Direção: Julie Anne Robinson e a estreia foi 11 de Junho de 2010
algumas das cenas do longa não faziam parte do livro, como por exemplo a guerra de lama entre Ronnie e Will, e o fato de Steve morrer ouvindo a música que Ronnie tocou, dentre outras que particularmente, achei boas.
Observações sobre o livro:
THE LAST SONG (titulo original), do autor  Nicholas Sparks, vendeu 3,4 milhões em apenas seis meses nos EUA.Obviamente houveram muitas modificações do romance para o cinema, mas particularmente não achei tão forçado e não ficou mal (Milye Cyrus iria ficar engraçada vestindo preto e com uma mecha roxa no cabelo). Uma coisa que eu gostei em particular na obra foi na maneira como o autor separou os capitulos sob os pensamentos de cada personagem principal no enredo, assim podemos ver as cenas sob perspectiva de cada um, sabendo suas opiniões sobre o ocorrido e a resposta de sua expressões..É como se pudéssemos entrar na mente de cada personagem, desvendando o segredo por trás de muitas de suas ações. 
Das cenas que acabaram não indo para o longa dou ênfase ao acidente com Galadriel e a surra que Will infringiu a Marcus e seus comparsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...